Coordenado por uma equipe de docentes da UFF, nos campi de Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua e Niterói, o projeto é desenvolvido por professoras da Educação Básica atuantes em escolas de Angra dos Reis, Miracema, Maricá, Nova Iguaçu e Itaboraí e conta com bolsistas FAPERJ graduandos da UFF dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia, além de bolsistas Jovem Talento FAPERJ, estudantes do Ensino Médio.

Maína Bertagna

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR/UFF.

Coordena o GEPENSI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Geografia.

Atua na área de Ensino de Ciências e Biologia com ênfase na formação de professores de Ciências e de Biologia Pedagogia, anos iniciais do Ensino Fundamental.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2013).

Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2007).

Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura – pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ UNESP (2003).

http://lattes.cnpq.br/9503659618758572

Mariana Lima Vilela

Doutora em Educação pela UFF.

Mestre pelo Programa EICOS/IP UFRJ, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ.

É professora do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF, onde coordena o Grupo Bidocências – Estudos em Educação, Ciência, Saúde e Ambiente no Laboratório de Ensino de Ciências.

Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e iniciação à docência com foco em Ensino de Biologia, Educação em Ciências, Formação de Professores e Educação em Saúde e meio ambiente na relação universidade-escola.

http://lattes.cnpq.br/5813804226839410

Carolina Nascimento Spiegel

Possui bacharelado em Genética e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ.

Mestrado e doutorado foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Atualmente é professora associada e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense.

Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química.

Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.

Atua na linha de pesquisa de Jogos Cooperativos e Investigativos no Ensino de Ciências e formação de professores.

Participa da pós graduação de Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.

Coordenadora dos Projetos de Extensão “Jogos no Ensino de Ciências” e “Jogos para o Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia” e vice-coordenadora do projeto de Extensão “Educação Popular em Saúde em tempos de negacionismo: formação e experiências comunitárias”.

http://lattes.cnpq.br/2696208823075136

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética e Licenciatura) pela UFRJ.

Obteve mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Comissariat à l’Energie Atomique, em Grenoble, França.

Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

Atualmente é Professor Associado e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense.

Tem experiência nas área de Biofísica, Bioquímica e Epistemologia com ênfase em: 1) estudo dos mecanismos colinérgicos e do metabolismo energético em modelo animal da Doença de Parkinson; 2) pesquisa em epistemologia e ensino de ciências, visando identificar obstáculos epistemológicos que interferem na aprendizagem e construção de conceitos em Biologia; 3) estudos visando à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial em escolas regulares.

É membro do Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (GI2E2), membro colaborador do curso de Pós-Graduação em Neurociências (UFF) e membro permanente do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF).

http://lattes.cnpq.br/8039485934181427

Jean Carlos Miranda da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor adjunto IV na Universidade Federal Fluminense.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ).

Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA).

Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, produção de materiais didáticos e divulgação científica.

http://lattes.cnpq.br/7824407870274493

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Tem experiência como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Desenvolve trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Ciências, Ciências nos Anos Iniciais e na Educação Infantil, linguagem e ensino, linguagem literária e científica e formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/5938392928150882

Carla Cristina Moreira Ribeiro

  • Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ.
  • Mestrado em Biodiversidade e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
  • Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial nível C do CNPq atuando na implementação da plataforma de DNA Barcoding no Instituto Oswaldo Cruz e tecnologista da Plataforma de Sequenciamento RPT01a (bolsista Fiotec/Fiocruz).
  • Participou do programa “World Mosquito Program Brasil” como tecnologista de entomologia, atuando na identificação morfológica de aedes aegypti, na gestão da informação e da qualidade.
  • Tem experiência na área de Genética, com ênfase em identificação molecular de espécies, genética de populações, instabilidade genética e microssatélites.

Colégio Estadual Natividade Patricio Antunes

http://lattes.cnpq.br/2283763015118560

Dominique Guimarães de Souza

  • Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense.
  • Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade Redentor e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
  • Docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
  • Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA – UFF).

Colégio Estadual Deodato Linhares

http://lattes.cnpq.br/3243628999961504

Elysiane de Barros Marinho

  • Graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas.
  • Bacharel em Biologia Marinha, especialização em Educação – FFP/UERJ.
  • Mestrado em Educação pela UNIRIO.
  • Mestrado em Botânica e Doutorado em Botânica – Museu Nacional / UFRJ.
  • Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas educacionais em ciências da natureza e Biologia na formação docente, com viés Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
  • Lecionou na Universidade Federal Fluminense as disciplinas: Ciências Naturais – Materiais e Métodos (Pedagogia) e Pesquisa e Praticas de Ensino I e II (Ciências Biológicas).
  • Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Palinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: palinologia, palinotaxonomia, evolução polínica, palinotaxonomia de Podostemaceae neotropicais (dissertação) e palinotaxonomia de Sapindaceae (tese).

Colégio Estadual Salvador de Mendonça

Escola Estadual Francesca Carey

http://lattes.cnpq.br/6543167857077769

Juliana Vieira Walter Bitencourt

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense.

Pós-graduada em psicopedagogia, Universidade Cândido Mendes.

Mestre em educação pela UFF.

Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo

Maria do Carmo Chaves

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Licenciatura em Letras pela Universo (Universidade Salgado Oliveira).

Pedagogia pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). Professora da Secretaria Municipal de Angra dos Reis, RJ.

Escola Municipal Santos Dumont

Mariana Sayde de Azevedo Souza Ribeiro

Mestre em Genética pela UFRJ.

Professora de Ciências e Biologia da Educação Básica da rede municipal de Maricá (Ensino Fundamental) e Associação Educacional de Niterói (Ensino Médio).

Já atuou como professora substituta do departamento de Genética da UFRJ.

Interessada em atividades lúdicas pedagógicas e de divulgação científica.

Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra

http://lattes.cnpq.br/4791052687548460

Adrielly Souza Faustino

Cursa Licenciatura em Geografia

Campus: IEAR – UFF (Angra dos Reis)

Escola Municipal Santos Dumont 

Aline Xavier Leite

Graduada em Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura pela UFF

Cursa Bacharelado em Ciências Biológicas

Campus: UFF Niterói

Colégio Estadual Natividade Patricio Antunes

Ana Paula Cler Mendel

Curso: Licenciatura em Ciências Naturais

Campus: UFF/INFES Santo Antônio de Pádua

Colégio Estadual Deodato Linhares

Iara Borges da Silva

Curso: Ciências Naturais

Campus: INFES – UFF (Santo Antônio de Pádua)

Colégio Estadual Deodato Linhares

Julia Naomi Sato

Curso: Pedagogia

Campus: IEAR – UFF (Angra dos Reis)

Escola Municipal Santos Dumont

Rony Magalhães Martins

Curso: Ciências Biológicas

Campus: UFF Niterói

Colégio Estadual Salvador de Mendonça

Escola Estadual Francesca Carey

Sara Boechat Meneses

Curso: Pedagogia

Campus: IEAR – UFF (Angra dos Reis)

Escola Municipal Santos Dumont

Sophia Manhães Galiaço

Curso: Ciências Biológicas

Campus: UFF Niterói

Responsável pelas mídias do projeto.

Thaís Torres

Curso: Ciências Naturais com Ênfase em Biologia

Campus: INFES – UFF (Santo Antônio de Pádua).

Colégio Estadual Deodato Linhares

Tatiane Nascimento Ponce Maia

Curso: Ciências Biológicas (Licenciatura)

Campus: UFF Niterói

Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo

Myllene de Souza Bentes dos Santos

Curso: Ciências Biológicas

Campus: UFF Niterói

Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo

Skip to content