Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo

Tema abordado no projeto:

“Horta na escola”

Turmas: 3º ANO 2022/ 4º ANO 2023 

Objetivos:

    – Estimular a curiosidade e o caráter investigativo das crianças pequenas;

    – Despertar a atenção das crianças, da equipe e das famílias para a presença da Ciência no cotidiano;

    – Organizar uma horta na escola.

Turma: Pré II

Faixa etária: 5 anos

Tema: “Terrário: conhecendo o ciclo da água e sua importância”

Objetivos:

    – Levar as crianças a observarem o ciclo da água na natureza e conhecerem o modo de vida de algumas plantas;

    – Elaborar um painel coletivo para demonstrar o ciclo da água e um terrário, no qual faremos observações e registros;

    – Relatar através das observações o que acontece no terrário e colocar em prática o aprendizado em nosso cotidiano.

Turma: Pré I

Faixa etária: 4 anos

Tema: “Ancestralidade: práticas indígenas e africanas no uso da terra em relação ao cultivo medicinal”

Objetivos:

    – Desenvolver um projeto que objetiva conhecer práticas indígenas e africanas no uso da terra em relação ao cultivo medicinal;

    – Para tal, desenvolveremos uma pesquisa em relação a essas práticas e ouviremos descendentes desses povos com o intuito de aprender e valorizar esses conhecimentos faremos um levantamento das principais ervas medicinais utilizadas na região e buscaremos provar sua eficacia junto a ciência;

    – No decorrer do projeto estaremos implantando uma horta medicinal na escola para uso do corpo escolar e da comunidade;

    – A proposta de culminância é a distribuição do cultivo excedente que sera distribuído na feira de ciências juntamente com as orientações em relação aos conhecimentos construidos no decorrer do projeto.

Turma: Maternal I

Faixa etária: 2 anos

Tema: “Quais bichinhos habitam a horta?”

Objetivos:

    – Conhecer principalmente os insetos;

    – Como recurso utilizaremos músicas, histórias e exploraremos o espaco externo da escola;

    – Selecionaremos os insetos que chamarem mais a atenção das crianças para um estudo aprofundado e a construção de “modelos”;

    – Apresentaremos na feira os modelos feitos pelas crianças e outros materiais que serão produzidos durante o percurso.

Turma: Berçário II

Faixa etária: 11 meses a 2 anos

Quantitativo das crianças: 16 (8 por turma)

Tema: “Explorando as ervas medicinais: educando com cores, aromas e sabores”

Objetivos:

    – Tendo em vista a importância do uso das ervas medicinais em suas variadas possibilidades, pretendemos montar um espaço próximo à sala do berçário, deixando que os bebês participem de todas as etapas das atividades;

    – Estimular a participação na produção dos canteirinhos;

    – Observar diariamente o crescimento das sementes e quando estiver em um tamanho possível para consumo, vamos fazer uso no cotidiano escolar e estabelecer parceria com as famílias;

    – Culminância: após as etapas apresentaremos para a comunidade escolar os usos das ervas medicinais na alimentação, chás, banhos e outras maneiras como sachês com ervas para usos diversos.

As atividades compreenderam uma diversidade de estratégias didáticas que foram adaptadas ao nível escolar da Educação Infantil, incentivando a curiosidade nas crianças e desenvolvendo uma formação científica por meio da ludicidade e de uma linguagem que promovia a interação e a divulgação dos conhecimentos construídos: “De onde vem o que eu como?”, “Semear e cuidar”; “O chá da vovó: o que a Ciência nos diz sobre ele?”, e “Descobrindo de onde vêm alguns remédios (como a novalgina, o vick e o merthiolate)”. Foram utilizadas estratégias como músicas, histórias, e brincadeiras envolvendo a temática insetos, desconstruindo a ideia destes como perigosos e foi feito um trabalho com poesias, música e experimentação de frutas. Realizou-se a construção de um terrário e o plantio de mudas para a distribuição ao público no dia da Feira de Ciências.

Atividade: Visita do Projeto Jalequinho

Turmas: Pré II, Pré I, Maternal I e Berçário II.

A creche recebeu a visita de Tatiane e do Hugo, dois representantes do projeto “Ciências na Educação Infantil e séries iniciais: desenvolvimento de atividades práticas e experimentais articulado à formação docente” – FE/ Laboratório de Ensino de Ciências da UFF, também conhecido como Projeto Jalequinho.

A conexão com o projeto ocorreu por intermédio da aluna de Iniciação Científica Tatiane Ponce e da professora Simone Salomão, ambas integram os dois projetos referidos.

A parceria teve como objetivo inicial a união de conhecimentos e experiências para a construção da Feira de Ciências, ademais, também abrange três aspectos importantes: no que tange às crianças a intenção foi instigar a curiosidade contribuindo no processo de ensino aprendizagem, para isso, foram feitas atividades lúdicas que as colocassem em contato com a Ciência por intermédio de temáticas que já vinham sendo abordadas pelas professoras de cada turma; já para os representantes do Projeto Jalequinho foi uma oportunidade de contato com o chão da escola, suas vivências e práticas cotidianas incluindo as especificidades de trabalhar com crianças pequenas; para as professoras foi um momento rico de trocas de saberes, não só pelo diálogo com os pares, mas também, porque os representantes estão cursando faculdade de biologia, o que traz um olhar de outra perspectiva formativa para a prática docente do pedagogo.

Envolvidos:

Professora: Juliana Vieira

Aluno de Iniciação Científica: Tatiane Ponce

Data: 05 de agosto de 2022

Clique aqui para ver as fotos da atividade

Turma: Berçário II

Faixa etária: 11 meses a 2 anos

Quantitativo das crianças: 16 (8 por turma)

A proposta foi relacionada a insetos. Foi colocado à disposição dos bebês pelúcias (centopéia, joaninha, e abelha) e brinquedos de borracha (vaso de flor, flor-chocalho, regador e borboleta). A partir desses objetos foram brincando e interagindo com as crianças, falando e cantando. Passaram ainda, um vídeo relacionado: os insetos, Mundo Bita.

Durante o tempo proposto para a atividade eles interagiram com os objetos que os representantes do Jalequinho levaram e com os brinquedos disponíveis na sala. O vídeo foi repetido a pedido dos próprios bebês.

Clique aqui para ver as fotos da atividade

Turma: Maternal I

Faixa etária: 2 anos Berçário 01 Berçário 02

Com a turminha do maternal as coisas foram mais agitadas! Eles ficaram extremamente curiosos e queriam tocar em tudo. Foram todos colocados sentados no tatame e a Tatiane mostrou as imagens de alguns insetos para que eles identificassem ou conhecessem a partir daquele momento.

Em seguida, ela mostrou uma caixa repleta de gravetos e, dentre eles, um bicho-pau (confeccionado por ela) camuflado. A proposta era que as crianças encontrassem o bichinho ali escondido. Não demorou muito! Empolgados, todos queriam mexer. Ficaram ali, durante um tempo interagindo e brincando com os gravetos e com o bicho-pau.

O segundo momento da atividade foi muito envolvente para os pequenos também! Em um painel de feltro, com um jardim florido, foram dispostos vários insetos coloridos e alguns bichos-pau camuflados; e cada criança ganhou um pregador. O objetivo era alimentar, no cantinho do painel, um ninho de pássaros famintos. É claro que os pássaros saíram dali com a barriga bem cheia, já que logo que as crianças dominaram o movimento com o pregador, pegaram e colocaram muitos bichinhos no ninho. A maior parte das crianças pegou os insetos coloridos, mas alguns, vislumbrados com a brincadeira anterior do bicho-pau, o caçaram para alimentar os passarinhos.

O terceiro e último momento da atividade foi uma brincadeira com massinha de modelar. Cada criança recebeu um pedaço de massinha e foi convidada a modelar um bicho-pau. Eles tentaram e, com auxílio, conseguiram finalizar a proposta. Logo surgiram outras modelagens como bola e sorvete e, os tios (Tatiane e Hugo) foram convidados pelas crianças a embarcar na brincadeira.

Clique aqui para ver as fotos da atividade

Turma: Pré I

Faixa etária: 4 anos

A proposta também foi sobre os insetos. Nessa turma, a capacidade de concentração já está mais desenvolvida, então foi possível iniciar a proposta com a contação da história “O Dilema do Bicho-Pau” do autor Anglo Machado. Atentas, as crianças ouviram e interagiram. Ao final, foram desafiadas a encontrar o bicho-pau escondido na imagem, o que fizeram rapidamente. Dando continuidade, interagiram com a caixa de gravetos onde o bicho-pau estava escondido. A brincadeira foi repetida até que todos tivessem participado e encontrado o bichinho camuflado.

A segunda atividade foi uma interação com o painel de feltro. O painel, composto por um jardim florido, foi acrescentado com insetos e um ninho de pássaros. Cada criança recebeu um pregador para pegar um inseto e alimentar os passarinhos. Eles gostaram e repetiram a brincadeira mais uma vez!

Para finalizar, as crianças receberam um pedaço de massinha para modelar um bicho-pau. Nessa turma, como eram maiores que a do maternal, logo foi possível visualizar o bichinho ganhando seus contornos. Eles rapidamente modelaram e ficaram felizes em ver sua obra.

Clique aqui para ver as fotos da atividade

Turma: Pré II

Faixa etária: 5 anos

Nesta turma, a proposta era o trabalho com o ciclo da água.

O Projeto Jalequinho chegou contando história! Com as crianças sentadas no chão e em círculo, a Tatiane contou a história “A vida da gotinha” que fala sobre uma gotinha experimentando os momentos do ciclo da água.

Após a contação, o Hugo apresentou imagens e falou sobre os estados físicos da água e da sua importância para as plantas. A proposta contou ainda com um painel interativo sobre o ciclo da água em que as crianças foram organizando cada etapa. Elas gostaram muito e todas quiseram participar, com isso, a história foi contada várias vezes até que todos tivessem montado o painel. No fim, as crianças já falavam cada etapa e montavam o painel com o ciclo entre elas.

Finalizado a etapa da contação de história e da montagem do painel, seguindo as orientações do Hugo sobre a importância da água para as plantas, as crianças seguiram para o solário e regaram as hortaliças que estamos cultivando em nossa horta suspensa.

Clique aqui para ver as fotos da atividade

Equipe responsável pelo projeto na escola

Professora:

Juliana Vieira Walter Bitencourt

Estudantes de Iniciação Científica:

Tatiane Nascimento Ponce Maia

Myllene de Souza Bentes dos Santos

 

Skip to content