Na Feira dos Anos Iniciais, as atividades desenvolvidas “despertaram o interesse, aguçaram a curiosidade de todos os alunos. Foram incentivados a conhecer e investigar a vida de um nobre cientista, Santos Dumont. Esse processo se deu por meio de estudos e investigação”

(Maria do Carmo Chaves, professora da Escola Municipal Santos Dumont).

“Fico imensamente grata por ter participado do projeto “A Ciência Pede Passagem”. A experiência foi verdadeiramente enriquecedora, pois pude aprender não apenas sobre ciência, mas também com as crianças envolvidas. Observar como a ciência pode transcender fronteiras, alcançando diferentes territórios e pessoas, foi inspirador.
O projeto desempenhou um papel fundamental no meu desenvolvimento pessoal e profissional, pude ver de perto que o projeto não proporcionou para as crianças apenas conhecimento, mas a oportunidade genuína de sonhar e aspirar a se tornarem cientistas. Acredito que essa iniciativa está contribuindo significativamente para enriquecer e impulsionar a pesquisa científica em nosso país.

Quero expressar minha gratidão a todos os alunos, professores e coordenadores envolvidos. Estou feliz por ter feito parte dessa iniciativa transformadora e motivadora.”

(Julia Naomi Sato, bolsista IC atuante na Escola Municipal Santos Dumont)

“O projeto tem sido uma experiência extremamente significativa em minha jornada acadêmica. As reuniões são fontes de muito aprendizado, abordando diversos tópicos relacionados à educação. A colaboração entre professores, alunos, orientadores e toda a equipe é excepcional, proporcionando trocas de ideias enriquecedoras. Além disso, ultrapassa os limites virtuais, já que minha interação na escola onde participo é imensamente enriquecedora. O contato próximo com os alunos permite uma compreensão profunda de suas necessidades e desafios. As discussões com minha colega de projeto são estimulantes, proporcionando insights valiosos sobre o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Também vale destacar o comprometimento da professora da turma, que se mostra altamente engajada não só conosco, mas principalmente com o desenvolvimento e bem-estar dos alunos.
Essa experiência tem sido fundamental para o meu crescimento profissional e pessoal, consolidando meu entendimento da prática docente e fortalecendo minha compreensão sobre educação em seus mais variados aspectos.”

(Sara Boechat Meneses, bolsista IC atuante na Escola Municipal Santos Dumont)

“Gratificante ter pertencido a um projeto que ajuda na construção de consciência científica, que vivencia mudanças e que podemos de perto conhecer as realidades escolares. Digo muito além dos alunos de educação infantil com quem pude desenvolver atividades, pois foi fundamental a experiência do projeto na minha vida, a aproximação com a educação e o conhecimento de suas dificuldades e desafios.
Sabemos como a ciência pode ser transformadora e influencia na percepção da vida, do ambiente ao redor e nas tomadas de atitudes quanto sociedade. Ter a oportunidade de abordar assuntos como vacinação dentre outros que afetam a saúde individual e coletiva e ver de perto a transformação de pensamento foi engrandecedor como pessoa e como futura profissional.
Projetos como esses precisam de apoio e expansão visto que a sociedade clama por educação científica e seus espaços nos ambientes educacionais.”

(Myllene Bentes, bolsista IC atuante na Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo)

“Depois do projeto algumas crianças passaram a comer frutas, outras perderam o medo de alguns insetos e pararam de matar as formigas; teve criança procurando pelo bicho-pau incansavelmente todos os dias; as brincadeiras mudaram: elas gostavam mais de brincar com potes, terra e água do que no parquinho; os olhares estavam mais atentos: notavam borboletas e pássaros, formigas, aranhas e preocupavam-se se estes estavam bem e se tinham o que comer”

“Há algo que considero muito importante e relevante deixar registrado aqui: a educação infantil é reconhecida por lei como a primeira etapa da educação básica, mas ainda assim, é frequentemente desvalorizada e não incluída em projetos com temáticas complexas. Considero a inclusão da creche nesse projeto como um ato de resistência e incentivo à pesquisa nesse segmento”

(Juliana Vieira, professora da Escola Municipal Lucimere Rodrigues de Melo).

Participar do projeto tem sido uma oportunidade única. Parece clichê dizer isso mas, de fato, é uma oportunidade incrível trocar idéias, experiências e ouvir sobre as dificuldades e êxitos no caminho do magistério de professores que tem não apenas formações diferentes, mas vivências e didáticas distintas. Com certeza aprender fazendo com pessoas que, apesar das dificuldades, são apaixonadas pelo ensinar me permitiu encarar a difícil realidade da educação no Brasil com olhos abertos, mas coragem e uma pitada de romantismo. Com a insistência de um artista que não se cansa em aprimorar sua arte. Estar no projeto tem né estimulado a ser incansável no aprimoramento da minha prática docente e a enxergar na escola pública um lugar possível para outras vivências primariamente didáticas além das de sala de aula.

(Aline Xavier, bolsista IC atuante no Colégio Estadual Natividade Patrício Antunes).

“Tem sido muito gratificante participar do projeto, tive oportunidade de aprender mais sobre design, criação de site e logo, e também aprendi muito nas reuniões gerais, com as apresentações propostas e nos debates onde trocamos idéias experiências. Me aproximei mais da educação que hoje é uma das minhas paixões, e pretendo continuar trabalhando na área de divulgação científica.

(Sophia Manhães, bolsista IC atuante no site e Instagram do projeto).

Depoimento Adrielly Souza Faustino. Escola municipal Santos Dumont, Angra dos Reis/RJ

Participar do projeto trouxe grandes oportunidades acadêmicas e profissionais em minha trajetória de graduação. Sou muito grata pela oportunidade de ter feito parte desta equipe maravilhosa e participar na alfabetização científica das crianças.”

(Adrielly Souza Faustino, bolsista IC atuante na Escola Municipal Santos Dumont).

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